Educação e Populismo

Pierre Barnabé Escodro

Estava refletindo sobre a corrupção no país, não aprovação de contas, dinheiro que nunca teremos encontrados em residências de gestores e falta de ética/ moral. Será que um GRUPO de PESQUISA em Equídeos não tem nada a ver com isso? Mas somos parte de educação do Brasil e em respeito aos cavalos, que nos ajudaram na evolução do mundo, acho que vale a pena algumas palavras.

Na verdade não julgamos, pois será que em condições parecidas não faríamos o mesmo? Tentamos, dentro da filosofia do grupo, acreditar que não, pois a educação ética teoricamente foi plantada no nosso íntimo/ alma. Por sinal, o julgamento juntamente com a inveja constituem os sentimentos defensivos do ser da quarta dimensão, aquele que quer transcender...por incrível que pareça! Segundo pesquisadores são os sentimentos que já superaram o egoísmo, orgulho, vaidade, egocentrismo, ciúme e instinto, precedendo os sentimentos defensivos dos seres da quinta dimensão, como Cristo quando entre nós, que são a intuição e o amor. Mas enfim, como somos bons em julgar os outros e não analisar nossos atos! 

Na verdade, nesse momento intuitivo, nossa ideia é refletir sobre o que acreditamos ser os dois maiores problemas do país: a falta de educação e a ascendência do populismo! 
Como professor e educador ( nem sei se me considero mais, visto que as vezes as concessões e improvisos são maiores que os ideais racionais evolutivos), vejo que a educação é o maior problema nacional, pois perdemos a essência verdadeira da evolução do ser humano, nos entregando a uma "pseudo-educação", onde se enraizou o populismo latino-americano e a busca de valores quantitativos de má qualidade e não qualitativos! Isso se faz em prol de uma moral educadora medíocre, porém sem ética nenhuma, exteriorizando a corrupção brasileira como consequência comum à falta de educação. Revisando os conceitos:
-Moral -deriva do latim mores, "relativo aos costumes, na nossa pátria costumes populistas e assistencialistas, que não creem que todos os seres humanos tem o mesmo potencial. Seria importante referir, ainda, quanto à etimologia da palavra "moral", que esta se originou a partir do intento dos romanos traduzirem a palavra grega êthica.
-Ética- diferencia-se da moral, pois, enquanto esta se fundamenta na obediência a costumes e hábitos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar as ações morais exclusivamente pela razão e caráter.
E razão/ consciência humanista só teremos com educação e combate ao populismo. Segundo Mariano Grondona, o populismo gosta tanto da pobreza que a multiplica! E não falamos de pobreza material apenas, mas principalmente de pobreza de conhecimento e ética ! 
Portanto, em momentos de crise como o que vivemos, não podemos atirar pedra apenas, mas sim ampliar a reflexão e ação na base da problemática. Nesse caso a falta de educação é a causa do populismo presente e da falência ética nacional! Em anexo envio um link, sobre vídeo antigo da Gloria Alvarez falando sobre populismo, e como a esquerda e direita se unem em prol do poder e manutenção da moral atual latino-americana. Muito obrigado aos hipiatras de plantão e Muita Paz!

 

https://www.youtube.com/watch?v=8rLhmRMRNOw&feature=youtu.be


Apoio

  • alt alt alt alt