Dr. Dupont...uma história para todos hipiatras!

Pierre Barnabé Escodro

alt


Para você que inicia seus passos na hipiatria, bom conhecer Dr. Dupont ( essa estátua está na UFRRJ), que foi diretor por muitos anos do Hospital Veterinário do Jockey Clube Brasileiro que hoje leva seu nome (Hospital Veterinário "Octávio Dupont"), além de Professor Emérito da UFRRJ.
O Mestre Dupont nasceu em 4 de maio de 1881 na cidade de Zwevegen na Bélgica, foi graduado em medicina veterinária pela Escola Veterinária de Cureghen e em Medicina e Cirurgia pela Universidade Libre de Bruxelas, Bélgica. Um excelente patologista e grande hipiatra, sobretudo em cavalos puro sangue inglês de corrida.Escreveu o livro O Cavalo de Corrida: Criação, Medicina e Cirurgia Equinas. 
Atuou como professor de Clínica Médica de Grandes Animais no Instituto de Veterinária na universidade e trabalhou ao lado de Oswaldo Cruz e Vicente Leite Xavier. Sua linha de pesquisa foi a salmonelose, anaplasmose, encefalomielites e doenças carenciais em equinos. Foi o introdutor da BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) no esquema de vacinação contra a tuberculose bovina e a primeira incidência de histoplasmose canina no Brasil foi relatada pelo Dr. Dupont.
Entre muitas histórias, uma me chama a atenção: quando já idoso e cego ia ao Jockey do Rio examinar os cavalos claudicando, identificando o membro claudicante pelo som da batida no solo, já imaginaram ? Daí pedia o membro pra examinar na palpação sem ver!!!! Por isso sempre falo aos orientados: Estudem muito, mas Sintam.... e ter "feeling"é viver e amar o que faz!!!! 
Dupont: um médico veterinário hipiatra que fez história no Brasil!!! Exemplo a ser seguido por todos nós!!!

Apoio

  • alt alt alt alt