Projeto Carroceiro Vet Legal

alt

Cursos de Capacitações para Carroceiros e filhos

O Projeto de Extensão Carroceiro Vet Legal é um projeto da Universidade Federal de Alagoas que, fundado em 2009,  tem por objetivo esclarecer e orientar os carroceiros quanto ao manejo e bem-estar de seus animais; bem como prestar um serviço de assistência multidisciplinar à comunidade. Organiza e realiza ações em todo Estado de Alagoas, contando com apoio das prefeituras, Centro de Controle de Zoonoses da Cidade de Maceió(CCZ), Ministério Público Estadual de Alagoas,SMTT-Maceió, comercio e industrias locais.

alt

 

Em 2012 o GRUPEQUI-UFAL submeteu ao Prêmio Santander Universidades Solidárias um projeto de implantação de Associação de Carroceiros na Orla Lagunar de Maceió (Vergel), sendo que a implantação iniciou-se em Março de 2013, com alunos e professores dos cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia, Direito, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Contabilidade, Química, Medicina e Administração. Em outubro de 2013 ela se formalizou como Associação dos Carroceiros da Região Lagunar de Maceió.

alt

Os principais objetivos da associação são:

 

- Implantação da Associação Pró-Carroceiros no Bairro Vergel em Maceió-Alagoas, visando organização e educação da gestão de rendimentos da comunidade que vive do equídeo de tração, com apelo de mercado no bem estar animal.

 

- Promoção de ações educativas e profissionalizantes para retirada de crianças e adolescentes da atividade carroceira.

- Promover ações de Saúde Animal, diminuindo maus tratos e melhorando as condições de trabalho.

 

-Promover consultas médicas para melhoria da saúde dos condutores de carroça e familiares, visto que muitas vezes não apresentam endereço fixo e não são contemplados pelas atividades de saúde dos postos locais.

 

-Promover extensão inovadora, alicerçando possibilidades de aulas práticas e pesquisa nos cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia, Gestão Ambiental, Biomedicina, Farmácia, Administração, Serviço Social, Enfermagem, Biologia, Filosofia, Direito, entre outros.

 

 

alt

(Ação em Maceió - SMTT)

O cavalo carroceiro é de importância no desenvolvimento sócio-econômico do Estado de Alagoas, por se tratar de única fonte de renda para muitas famílias e para funcionamento da economia da região, principalmente no interior. Nas capitais os carroceiros são vistos como entrave social e agressores do meio ambiente, principalmente devido aos maus tratos aos cavalos, porém o Projeto Carroceiro Vet Legal do GRUPEQUI-UFAL, tem tentando mudar a dialética desta discussão, visto que os maus tratos na sua maioria não são resultado da maleficência, mas sim da falta de informação e educação aos carroceiros ! Nesta realidade o Projeto atua, inclusive tendo o GRUPEQUI-UFAL a linha de pesquisa Bem Estar Animal e Sustentabilidade Social.

Além disso, nossos equídeos merecem respeito, sendo que a diminuição dos maus tratos só ocorrerá através das ações de conscientização, treinamento e atendimento dos eqüídeos carroceiros! Participe e ajude nesta iniciativa! Informações: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

alt

(Ação em Viçosa-AL)

alt

(Ação em Santana do Ipanema-AL)


alt

Prof. Dr. Pierre - Coordenador GRUPEQUI-UFAL e o magnífico Reitor da UFAL Prof. Dr. Eurico Lobo recebendo o Premio Santander Universidades Solidárias 2012



APOIO:

alt

alt


alt


alt

alt

Apoio

  • alt alt alt alt