Grupequi - UFAL

O Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos da Universidade Federal de Alagoas (GRUPEQUI-UFAL) foi fundado em 2009 e é cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), atualmente com sete linhas de pesquisa e pesquisadores de vários centros de renome nacional. A sede do GRUPEQUI-UFAL é no Campus de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Alagoas, na cidade de Viçosa, curso criado em 2006, através do Programa de Interiorização das Universidades Federais.

Os coordenadores do Grupo são o Prof. Dr. Pierre Barnabé Escodro e Prof. Dr. Tobyas Maia de Albuquerque Mariz, respectivamente responsáveis pelas disciplinas de Clínica Médica de Equídeos, Clínica Cirúrgica de Grandes Animais e Equinocultura no curso de Medicina Veterinária UFAL; e Equideocultura no curso de Zootecnia Campus Arapiraca-UFAL. Ambos orientam mestrado no Programa de Inovação e Tecnologia integradas à Medicina VEterinária para o Desenvolvimento Regional- UFAL.

O grupo atua na pesquisa em diversas áreas, tendo destaque no desenvolvimento de combinações farmacológicas de caráter inovador, técnicas anestésicas e cirúrgicas a campo e empreendedorismo da medicina veterinária na tríade educacional universitária. Outro ponto forte do grupo é o caráter extensionista, sendo o GRUPEQUI-UFAL o mantenedor e organizador do Projeto de Extensão Carroceiro Vet Legal, que presta serviços veterinários aos eqüídeos carroceiros do estado de Alagoas e busca melhorar a qualidade de vida da comunidade que sobrevive do eqüídeo, promovendo ações multidisciplinares.

Atualmente o GRUPEQUI-UFAL possui mais de dez bolsistas de graduação, entre bolsas de programas de Extensão, Pesquisa, Inovação Tecnológica e Auxílio Institucional, sendo um dos mais atuantes do País. Também é o responsável pela organização do Simpósio Alagoano de Medicina Equina de caráter bienal.

O GRUPEQUI-UFAL tem como principal objetivo promover geração de conhecimento a partir da responsabilidade social, fortalecendo o processo de formação de alunos de ensino superior e capacitação técnica. Para tanto pode auxiliar a sociedade com cursos de extensão, ações do projeto carroceiro, treinamento e qualificação relacionados às áreas de atuação, testes de eficácia de medicamentos às indústrias e apoio na implantação de programas semelhantes em outros estados e ou países da América Latina.

CONTATOS:

Face:https://www.facebook.com/profile.php?id=100009565881018

E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Fones:Campus Viçosa-UFAL - 55 (82) 3214 1905

 Andrezza Aragão - Mestranda - (82) 996838830

 Prof. Pierre - Coordenador - (82) 99629-4466 

 Prof. Tobyas - Coordenador - (82) 99650-0588

 

 

" Pesquisando cavalos, auxiliando comunidades e construindo perspectivas sustentáveis".


Apoio

  • alt alt alt alt